sexta-feira, 1 de julho de 2016

WINDOWS 7

Atalhos


Atalhos são comandos usados no teclado que podem facilitar muito nossa vida, além de representar uma considerável economia de tempo e ganho de agilidade, quando você se habitua a usá-los.

Com os recursos presentes no Windows 7, novos atalhos foram implementados.

Na lista abaixo, muitos atalhos já faziam parte dos sistemas operacionais anteriores, já outros são novos.

Eu não espero que você decore toda essa lista, mas recomendo que tente gravar aqueles que correspondem aos comandos que mais utiliza no seu computador. Com o tempo, você poderá notar uma grande diferença na velocidade com que executa essas tarefas no seu dia-a-dia.

Observações:

• O sinal de “+” nos comandos significa que as teclas precisam ser pressionadas ao mesmo tempo.

• “Windows” refere-se à tecla com a logomarca do Windows no teclado, também conhecida como.

Novos atalhos do Windows 7

• Windows + Seta para cima - Maximiza a janela;

• Windows + Seta para baixo - Restaura a janela, se maximizada. Se não estiver maximiza, o comando minimiza a janela;

• Windows + Seta para esquerda - Alinha a janela atual à esquerda da tela;

• Windows + Seta para direita - Alinha a janela atual à direita da tela;

Com esses dois comandos acima (Windows + “-“ e Windows + “+”), é possível usar o zoom em todo o desktop ou apenas em um pequeno espaço retangular, como mostra a imagem acima.

• Windows + “+” - Aumenta o zoom da tela

• Windows + “-” - Diminui o zoom da tela;

• Windows + P – Abre o menu mostrando opções de monitores/projetores;

• Windows + Home – Minimiza / restaura todas as janelas, menos a atual;

• Windows + Barra de espaçosTorna todas as janelas transparentes para você visualizar a Área de trabalho;

• Windows + Shift +3 EsquerdaMove a janela atual para o monitor da esquerda, em caso de haver mais de um monitor no mesmo computador;

• Windows + Shift + Direita - Move a janela atual para o monitor da direita, em caso de haver mais de um monitor no mesmo computador;

• Alt + PMostra ou esconde a janela de pré-visualização no Windows Explorer.

Atalhos que você já pode conhecer do Windows Vista

• Win +Tab – Pré-visualização 3D das janelas abertas;

• Ctrl + Windows + Tab – Também traz uma pré-visualização 3D das janelas abertas, porém essa visualização continua aberta mesmo soltando as teclas;

• Windows + [número] – Executa os programas da barra de tarefas de acordo com o número ordenado. Por exemplo, se eu apertar “Windows + 3”, de acordo com a imagem abaixo, o programa executado será o Internet Explorer.

• Windows + TMostra mini-visualizações dos aplicativos sendo executados na barra de
tarefas sem ser necessário passar o mouse por cima deles;

Atalhos que você já pode conhecer do Windows XP

• Alt+F4 – Fecha a janela atual;

• Alt+Tab – Alterna a visualização entre as janelas abertas;

• Alt+ esquerda - Volta à janela anterior;

• Alt+ direita - Avança para a janela seguinte (caso tenha voltado);

• Ctrl+ Roda do mouse – Troca o tamanho ou modo da visualização atual.

• F1 – Abre os tópicos de ajuda;

• Windows + D – Restaura todas as janelas e mostra a Área de trabalho;

• Windows + E – Abre o Windows Explorer;

• Windows + F – Para iniciar uma nova pesquisa no Windows (não confundir com “Ctrl + F”);
• Windows + L – Coloca o computador em modo de espera;

• Windows + M - Minimiza todas as janelas;

• Windows + Pause Break – Abre as “Propriedades do sistema”;
• Windows + R – Abre a caixa de diálogo “Executar”;

• Windows + U – Abre o Gerenciador de utilitários;


Existem muitos outros atalhos para o Windows, tantos que seria praticamente impossível listar todos aqui. Mas como já foi mencionado, utilizando esses comandos você observará uma melhora sensível no modo como trabalha na frente do computador.

Otimizando o desempenho do Windows 7

Remova os programas que você nunca usa

Essa é uma dica que vale a pena ser levada em conta de tempos em tempos. Muitas vezes instalamos programas para necessidades pontuais, que não usamos mais depois de certa atividade e acabamos esquecendo-nos deles. Se fizer muito tempo que você não olha o que está instalado no seu PC, provavelmente vai se surpreender com a quantidade de programas fora de uso que estão ali.

Além disso, algumas fabricantes de PC incluem softwares que você não solicitou e provavelmente nunca irá usar. Programas que você, talvez, nem saiba que estão no seu PC e podem ocupar um espaço precioso da sua memória e do disco rígido. É uma boa idéia então, periodicamente, desinstalar softwares que você não usa.

Programas que inicializam junto com o Windows

Muitos programas são desenvolvidos para inicializar automaticamente com o Windows e que talvez você nunca perceba que estão lá, consumindo processamento e memória. A inicialização automática é muito útil para programas que você utiliza sempre, mas pode atrapalhar o desempenho do seu PC com programas que você raramente faz uso.

Para solucionar esse problema, vá ao Menu Iniciar > Digite > Sistema > click em Configuração de sistema > Inicialização de sistema - Agora, é só escolher quais programas você gostaria ou não de inicializar com o Windows. Contudo, essa ferramenta foi projetada para usuários avançados. Não faça alterações a menos que tenha certeza do que está fazendo.

Desfragmentação de Disco

O Desfragmentador de Disco é um velho conhecido da maioria dos usuários, já presente em versões anteriores do Windows. A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, e pode fazer com que a leitura dos dados fique muito mais lenta. Portanto, a Desfragmentação do disco apesar de ser uma dica simples, muitas vezes é ignorada, e é uma tarefa crucial para manter seu computador ágil.

Clique no botão de Iniciar e na caixa de pesquisa digite “Desfragmentador de disco”. Você pode agendar a Desfragmentação periodicamente ou fazê-la quando achar necessário, de modo manual.

Limpeza de disco

Assim como o Desfragmentador, a Limpeza de Disco é outra tarefa crucial para manter seu PC saudável. Dessa forma você remove arquivos temporários, limpa a Lixeira e remove uma grande quantidade de arquivos desnecessários que foram acumulados com o tempo.

Para acessar, clique no botão de Iniciar e na caixa de pesquisa digite “Limpeza de disco”.

Reinicie regularmente

Ao menos uma vez por semana, reinicie seu computador. Ao reiniciar, seu PC limpa a memória de serviços que foram iniciados e nunca foram fechados, melhorando consideravelmente o desempenho.

Use um bom antivírus.

Os antivírus gratuitos não garantem que seu computador está protegido, mas se prefere optar por um deles, eu aconselho que se você usa com freqüência a internet, ou seja, se você entra constantemente em sites duvidosos, a melhor coisa é desinstalar e instalar novamente o antivírus. Pois na sua instalação ele normalmente faz uma varredura no computador.

Personalizando o seu Windows 7

Nessa seção você encontrará dicas rápidas para deixar o Windows 7 com a sua cara, personalizando o sistema da forma que preferir.

Se você, assim como eu, passa horas por dia na frente do computador, é normal que se canse daquela mesma imagem da área de trabalho, das mesmas cores no seu sistema e queira dar um toque mais pessoal ao seu PC.

O Windows 7 permite a personalização de partes do sistema, para que você o deixe com a sua cara, utilizando os temas ou ainda adicionando gadgets na Área de Trabalho.

O que é um tema?

Um tema é uma combinação de imagens, cores e sons em seu computador. Isso inclui desde o plano de fundo da sua área de trabalho e todo o esquema de som. Alguns temas permitem que você modifique até mesmo os ícones do Windows e os ponteiros do mouse.

As opções são ilimitadas.

No Windows 7, muitos novos temas foram adicionados. Para ver esses temas, clique no botão Iniciar > Painel de Controle e digite “personalização” na caixa de pesquisa. Clique em Personalização. Agora basta clicar em um tema para aplicá-lo.

No site oficial do Windows, você ainda encontra diversos outros temas, inclusive alguns temas “internacionais”, com imagens de outros países ao redor do mundo. Sim, tem até um tema “Brasil”. Para usar os temas do site, basta clicar em Baixe no tema desejado e em Abrir. Pronto, o tema será aplicado.

Personalizando um tema

Nas versões do Windows 7 Home Premium, Professional e Ultimate, você ainda pode personalizar e criar o seu próprio tema, utilizando suas fotos favoritas e deixando o Windows com sua “impressão digital”. Para isso, você precisa partir de um tema já existente:
1. Clique no botão Iniciar > Painel de Controle e digite “personalização” na caixa de pesquisa. Clique em Personalização.

2. Clique no tema que você deseja alterar para aplicá-lo.
• Alterando o Plano de Fundo da Área de Trabalho: marque a caixa de seleção da imagem que você deseja usar e clique em Salvar alterações.
• Alterando a cor das bordas da janela: clique em Cor da Janela, clique na cor que você deseja usar, ajuste a intensidade e clique em Salvar alterações.
• Alterando os sons: clique em Sons, altere os sons na lista Eventos de Programa e clique em OK.
• Adicionando proteção de tela: clique em Proteção de Tela, clique em um item da lista Proteção de tela, altere todas as configurações desejadas e clique em OK.

Agora você tem duas opções: utilizar o tema para uso próprio ou compartilhar com amigos e familiares.

Utilizar o tema para uso próprio

Volte ao painel de Personalização, clique no seu tema revisado e clique em Salvar tema. Dessa forma seu tema ficará disponível no painel sempre que você quiser usá-lo.

Compartilhar com amigos e familiares.

1. Volte ao painel de Personalização e clique no seu tema revisado para aplicá-lo.

2. Clique com o botão direito do mouse no tema e clique em Salvar tema para compartilhamento.

3. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o tema e clique em Salvar.
Por padrão, o Windows salva o tema na pasta Meus Documentos, mas você pode alterar a pasta de Destino. Pronto, agora você pode mandar seu tema personalizado por e-mail, pela rede ou da forma que preferir para seus amigos.

Gadgets da Área de Trabalho

Os Gadgets são mini-programas que oferecem acesso rápido a informações e executam tarefas, especialmente úteis para ferramentas utilizadas com certa freqüência. Há gadgets para realizar as mais diversas tarefas, desde uma apresentação de slides, a pesquisa de contatos ou ainda exibir manchetes atualizadas através do feed.

Requisitos mínimos:

• Sistema Operacional:

Windows XP, Windows 7 versões 32 e 64 bits; Requer:

• Hardware:
Para Windows XP 

CPU: 500 MHz ou superior
Memória: 256 MB RAM ou superior
P ara Windows 7
CPU: 1.0 GHz ou superior
Memória: 1 GB RAM ou superior
• Resolução de tela: 800 x 600 pixels ou superior
• Espaço em disco: 140 MB disponíveis
• Navegador: Windows Internet Explorer 6 ou superior

Gravar um CD ou DVD com arquivos ISO no Windows 7 é simples.

Nessa seção você encontrará outras dicas interessantes que talvez ainda não conheça no novo sistema operacional e que podem fazer a diferença no dia a dia.

Com o Windows 7 essa tarefa ficou muito mais fácil. Nós criamos um suporte nativo no
Windows 7 que dá a habilidade de queimar imagens de disco ISO diretamente do sistema sem a necessidade de instalar programas de terceiros no seu PC.

E fizemos de uma maneira que esse procedimento fosse o mais simples possível.

ü Insira uma mídia gravável no seu gravador. Agora, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo ISO que você quer gravar e escolher a opção “Gravar imagem do disco”.

Com isso o Gravador de Imagem do Disco do Windows irá abrir, dando a opção de gravar a imagem ISO em um CD ou DVD.

Se você marcar a opção “Verificar disco após gravar”, o Windows irá verificar se a imagem foi gravada corretamente, mas tomará um pouco mais de tempo para isso. Se estiver com pressa, não marque a opção.

Se você está usando um DVD-RW (regravável), o Windows irá detectar automaticamente, perguntando se você deseja apagar o conteúdo do disco e queimar um novo conteúdo nele.
Dessa forma o Windows 7 evita que você apague qualquer coisa importante do disco sem querer.

Esse recurso está presente em todas as versões do Windows 7.

Segue uma lista de vários atalhos, não só do Windows 7, mas também para uso em geral.

Vale ressaltar que alguns recursos só são executados quando o Aero está em uso, como o atalho Win+Tab que abre uma pré-visualização em 3D das janelas abertas (obs. este recurso não é novidade do Windows 7 mas sim do Vista).

Win = Tecla Windows do teclado.

Novidade no Windows 7

Win+Cima - Maximiza a janela ativa
Win+Baixo - Se a janela ativa estiver maximizada, ela é restaurada; se a janela ativa estiver restaurada, ela será minimizada.
Win+Esquerda - Move a janela ativa para o lado esquerdo cobrindo metade da tela. Se já estiver do lado esquerdo, ela será movida pra o lado direito cobrindo metade da tela. Se já estiver do lado direito, ela será restaurada para o tamanho original.
Win+Direita - Move a janela ativa para o lado direito cobrindo metade da tela. Se já estiver do lado direito, ela será movida pra o lado esquerdo cobrindo metade da tela  Se já estiver do lado esquerdo, ela será restaurada para o tamanho original.
Win+Shift+Esquerda - Move a janela atual para o monitor da esquerda (caso exista dois monitores para o mesmo computador)
Win+Shift+Direita - Move a janela atual para o monitor da direita (caso exista dois monitores para o mesmo computador)
Win+Home - Minimiza todas as janelas menos a janela ativa
Win+Tecla "+" - Aumenta o zoom (ferramenta de lupa para aproximar a tela)
Win+Tecla "-" - Diminui o zoom
Win+Barra de Espaços - Todas as janelas ficam transparentes
Win+P - Abre o menu de projeção (geralmente usado em notebooks conectados com projetores)
Alt+P    No Windows Explorer, exibe/esconde o painel de visualização

Barra de ferramentas (Novidade no Windows 7)

Shift+Clique Esquerdo - Abre uma nova instância do programa
Ctrl+Clique Esquerdo - Alterna entre as janelas em um grupo de janelas

Botão do meio - Abre uma nova instância do programa
Ctrl+Shift+Clique Esquerdo - Abre uma nova instância do programa como Administrador
Shift+Clique Direito - Exibe o menu da janela

Atalhos extras:

Gerenciando janelas

Alt+F4 - Fecha a janela atual
Alt+Tab - Alterna entre as janelas               
Alt+Esc - Alterna entre todas as janelas
Win+Tab - Prévia 3D das janelas abertas
Ctrl+Win+Tab - Faz o mesmo que Win+Tab, mas ao soltar as teclas, a prévia 3D continua aberta.
Win+T - Visualiza entre as janelas pela barra de ferramentas (exibindo sua visualização em tempo real)
Win+M - Minimiza todas as janelas abertas
Win+Shift+M - Restaura todas as janelas que foram minimizadas pelo comando anterior
Win+D - Exibe a área de trabalho
Win+Cima - Maximiza a janela atual
Win+Baixo - Se a janela atual estiver maximizada, ela será restaurada; se a janela atual estiver restaurada, ela será minimizada.

Iniciando programas

Win+1    Abre o primeiro programa que está em sua Barra de Tarefas
Win+2    Abre o segundo programa que está em sua Barra de Tarefas
[Use Win+3, 4, 5 até quantos programas que estiverem em sua barra de tarefas, esse comando é muito útil quando temos programas pinados que podem ser iniciados rapidamente.
Win+U    Abre a Central de Facilidade de Acesso
Win+F    Abre a janela de busca
Win+E    Abre o Explorer
Win+R    Abre a janela de Executar
Win+Pause    Abre a janela do sistema
Ctrl+Shift+Esc    Abre o gerenciador de tarefas do Windows

Entrando e fazendo logof

Faça em sequência (ou seja, não precisa manter botão pressionado):
Win, Direita, Direita, D - Desliga o computador.
Win, Direita, Direita, R - Reinicia o computador.
Win, Direita, Direita, S - Suspende o computador.
Win, Direita, Direita, T - Troca de Usuário.

Win+L - Bloqueia o computador

Visualizando pastas no Windows Explorer

Alt+Esquerda - Volta para a pasta anterior
Alt+Direita - Avança para a pasta seguinte
Alt+Cima - Volta a um diretório (não importa a origem)
Alt+Enter - Abre a janela de propriedades do atual objeto selecionado, por exemplo, uma unidade de disco (ou partição).
Ctrl+Rodinha do mouse - Muda o tipo de visualização (conteúdo, lado a lado, detalhes, lista, etc.)






ALT +


⌂ = alt + 127
Ç = alt + 128
ü = alt + 129
é = alt + 130
â = alt + 131
ä = alt + 132
à = alt + 133
å = alt + 134
ç = alt + 135
ê = alt + 136
ë = alt + 137
è = alt + 138
ï = alt + 139
î = alt + 140
ì = alt + 141
Ä = alt + 142
Å = alt + 143
É = alt + 144
æ = alt + 145
Æ = alt + 146
ô = alt + 147
ö = alt + 148
ò = alt + 149
û = alt + 150
ù = alt + 151
ÿ = alt + 152
Ö = alt + 153
Ü = alt + 154
ø = alt + 155
£ = alt + 156
Ø = alt + 157
× = alt + 158
ƒ = alt + 159
á = alt + 160
í = alt + 161
ó = alt + 162
ú = alt + 163
ñ = alt + 164
Ñ = alt + 165
ª = alt + 166
º = alt + 167
¿ = alt + 168
® = alt + 169
¬ = alt + 170
½ = alt + 171
¼ = alt + 172
¡ = alt + 173
« = alt + 174
» = alt + 175
░ = alt + 176
▒ = alt + 177
▓ = alt + 178
│ = alt + 179
┤ = alt + 180
Á = alt + 181
 = alt + 182
À = alt + 183
© = alt + 184
╣ = alt + 185
║ = alt + 186
╗ = alt + 187
╝ = alt + 188
¢ = alt + 189
¥ = alt + 190
┐ = alt + 191
└ = alt + 192
┴ = alt + 193
┬ = alt + 194
├ = alt + 195
─ = alt + 196
┼ = alt + 197
ã = alt + 198
à = alt + 199
╚ = alt + 200
╔ = alt + 201
╩ = alt + 202
╦ = alt + 203
╠ = alt + 204
═ = alt + 205
╬ = alt + 206
¤ = alt + 207
ð = alt + 208
Ð = alt + 209
Ê = alt + 210
Ë = alt + 211
È = alt + 212
ı = alt + 213
Í = alt + 214
Î = alt + 215
Ï = alt + 216
┘ = alt + 217
┌ = alt + 218
█ = alt + 219
▄ = alt + 220
¦ = alt + 221
Ì = alt + 222
▀ = alt + 223
Ó = alt + 224
ß = alt + 225
Ô = alt + 226
Ò = alt + 227
õ = alt + 228
Õ = alt + 229
µ = alt + 230
þ = alt + 231
Þ = alt + 232
Ú = alt + 233
Û = alt + 234
Ù = alt + 235
ý = alt + 236
Ý = alt + 237
¯ = alt + 238
´ = alt + 239
­ = alt + 240
± = alt + 241
‗ = alt + 242
¾ = alt + 243
¶ = alt + 244
§ = alt + 245
÷ = alt + 246
¸ = alt + 247
° = alt + 248
¨ = alt + 249
· = alt + 250
¹ = alt + 251
³ = alt + 252
² = alt + 253
■ = alt + 254



Nenhum comentário:

Postar um comentário